segunda-feira, 22 de junho de 2015

Se o Senhor não edificar...

“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam...”
Sl 127:1

É uma lição extremamente importante e muito valiosa, algo que toda a alma precisa aprender: se o Senhor não construir a casa, em vão trabalham os que a edificam. Três vezes nesse salmo encontramos essa expressão que denota a ausência de qualquer sentido: É em vão! É em vão! É em vão!

Se, construindo algo no mundo, nós colocamos toda a nossa força e todo o nosso ser, poderemos ser bem-sucedidos. No segundo versículo, temos uma vívida descrição da forma como as pessoas do mundo constroem: “levantar cedo, repousar tarde, comer o pão de dores”. Se desejamos construir algo, temos que levantar cedo e deitar tarde. Por quê? A fim de dedicar mais tempo para o nosso projeto...se você proceder dessa forma, poderá ser bem-sucedido no mundo, porque terá investido nisso todo o seu ser. 

Na construção espiritual, no entanto, é diferente. Na construção da igreja, a casa de Deus, mesmo que nos levantássemos cedo e repousássemos tarde e comêssemos o pão de dores, não seríamos bem-sucedidos. Seria tudo em vão. 
Por que razão? Porque a igreja, que é a casa de Deus, não é uma entidade organizacional. Se a igreja fosse simplesmente algo institucional ou organizacional, então, mesmo sem o Senhor, você seria bem-sucedido se dedicasse toda a sua força e para isso trabalhasse intensamente. A igreja, no entanto, é um organismo. A casa de Deus é algo vivo, espiritual, celestial. Portanto, a não ser que o Senhor esteja construindo, tudo será vão. 

Isso não quer dizer, no entanto, que temos que adotar a atitude daqueles que nada fazem; não significa que devamos ser preguiçosos e indolentes, que vamos ser passivos e simplesmente sentar e esperar, porque o Senhor fará tudo. Não vamos pensar que basta deixar tudo para Ele. Irmãos, esse certamente não é o pensamento transmitido por esse versículo. 

Nós precisamos construir; quanto a isso não há dúvidas, mas como? Não tentando fazer tudo por nós mesmo e usando nossa própria sabedoria e força. De modo algum! Nós temos que construir; mas a forma de fazê-lo é a seguinte: temos que deixar que Deus construa através de nós. Se permitirmos que o Senhor trabalhe em nossas vidas, se permitirmos que ele trabalhe através de nós, se simplesmente cooperarmos com Cristo, que é o poder e a sabedoria, e permitirmos que ele exerça através de nós sua sabedoria e seu poder, então, queridos irmãos, iremos testemunhar a igreja sendo edificada. O que precisamos fazer é submeter-nos ao Senhor. Nossa parte é confiar nele completamente, não confiando em nossa sabedoria nem em nossa força. É necessário que paremos de lutar e de esforçar-nos, e entremos em Seu descanso (Hb 4:10).

A primeira parte do versículo 2 do Salmo 127 é uma figura da energia da carne, sobre a qual a cruz de Cristo precisa atuar a fim de reduzi-la a nada. Precisamos permitir que a cruz subjugue a nossa força e sabedoria para que possamos depender totalmente do Senhor. Somente através dessa experiência do Calvário é que podemos nos abrir para Deus e chegar a uma posição tal que aprendemos a esperar e permitimos que Ele trabalhe Sua vontade através de nós. Então estaremos cooperando com ele, e trabalhando sob sua direção e comando. Veja a segunda parte do vs.2 “pois assim dá Ele aos Seus amados o sono”. O Senhor deseja fazer-nos lembrar que: no que diz respeito à construção, o que conta não é o tempo empregado nem os planos e projetos efetuados e nem mesmo o quanto sofremos, mas o que realmente importa é a graça e a misericórdia de Deus: Ele dá aos amados o sono. Em outras palavras, eles não sabem como, mas, de alguma forma, o Senhor soberanamente lhes dá sucesso e realização.

Extraído do livro “O Cântico dos Degraus” – Stephen Kaung  


Nenhum comentário:

Postar um comentário