“Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil...São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro; e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula.”
Ap 14:1-5
O Fim Justificará o Caminho
Outra coisa em que precisamos acreditar – e se necessário, devemos lutar para acreditar - é que o fim justifica o caminho, e que Deus vai ser plenamente justificado no caminho pelo qual Ele nos conduziu. Esse é o ponto mais difícil, e toca em tantos pontos. Não é fácil acreditar que as experiências da vida, os caminhos pelos quais o Senhor nos conduz, tudo isso que, de vez em quando, faz nossas fundações tremerem, todo o sofrimento, aflição, decepção, tristeza, perplexidade, espanto, sim, isso e tudo o mais que acontece com essas vidas que se entregaram a Deus, por mais difícil que pareça acreditar, nos levará ao dia em que afirmaremos positivamente e definitivamente: "Deus não cometeu nenhum erro, Ele sabia o que estava fazendo, fez a coisa certa!" Diante de tudo o que você está passando, todo o estado de sua vida neste momento, é difícil, talvez, acreditar que tudo está certo, precisamente certo. O fim vai justificar o caminho, vindicando a maneira de Deus lidar conosco. No final diremos positivamente: "Deus não cometeu erros!" Nos pequenos caminhos em nossas vidas, quando passamos por provações difíceis, experiências profundas e escuras, e saímos do outro lado entendendo o sentido de tudo, temos sido capazes de dizer: "Eu não teria ficado sem isso por nada. Estou feliz por ter tido essa experiência." Entretanto, enquanto estávamos passando pelas situações, a última coisa que nós teríamos dito seria isso. O final altera de forma estranha o todo. Então, dizemos: "Afinal de contas, o Senhor não estava tão errado quanto pensei, Ele estava certo."
Esta companhia chamada de cento e quarenta e quatro mil (não seja demasiadamente literal nisso), foram comprados de entre os homens. Eles passaram por essas coisas como ninguém mais. Eles encontraram primeiro o vigor do sol escaldante para amadurecê-los, foram pioneiros neste caminho, e sabem o que provar os sofrimentos do Cordeiro significa. Não posso deixar de acreditar que, quando esta companhia estiver no monte Sião com o Cordeiro, a única coisa que vão dizer será: "Ele sabia o que estava fazendo com a gente. Tudo estava certo. Não ficaríamos sem essa experiência de jeito nenhum, isso justifica tudo. Embora às vezes estivéssemos sendo tentados a questionar a Deus, questionar se Ele estava nos levando ao caminho certo, se estava sendo justo conosco, nós podemos ver agora, que não foi só o caminho certo, mas foi o único caminho! Nada mais poderia ter sido feito."
Temos que depender da graça de Deus para ir o mais longe que pudermos agora. Acredito que Deus não é um mero espectador dos nossos sofrimentos, provações e adversidades, olhando, observando friamente, mas que Ele tem a coisa toda em Suas mãos. "Ele sabe o meu caminho": mas Ele não é apenas um espectador. De acordo com Jó, que sabia algo sobre isso, este é o veredicto: "Pos Ele cumprirá o que está ordenado a meu respeito e muitas coisas como estas ainda tem consigo" (Jó 23:10,14).
Vamos voltar para os primeiros capítulos deste livro e veremos o que está ordenado para Jó, e veremos que Deus sabe. "vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo" (Tiago 5:11). Esse texto abrange o caso de Jó.
Estamos lidando com coisas muito difíceis. É fácil dizer e ouvir palavras como esta, mas precisamos nos fortalecer no Senhor para chegar a essa gloriosa consumação. Uma das maneiras em que podemos fazer isso é simplesmente dizendo um ao outro: "Nós cremos em Deus tão completamente que afirmamos que, mesmo nas situações mais difíceis, Ele será justificado no final. Diremos a Ele: Tu estavas certo, e eu não ficaria sem essa experiência por nada". Alguns de vocês talvez não se imaginem dizendo isso, mas todos nós vamos dizer isso no final, se não rompermos com a nossa fé em Deus. O fim vai justificar o caminho e vai vindicar a Deus.
Texto de T.Austin-Sparks (Extraído do livro “Spiritual Ascendancy”)
Nenhum comentário:
Postar um comentário