“Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança até ao dia de hoje, visto que perseverara em seguir o SENHOR, Deus de Israel.” (Js 14:14)
A Cidade de Hebrom ainda é um dos lugares mais interessantes e agradáveis na Palestina. É um ponto bastante elevado, de onde é possível vislumbrar uma grande extensão de terras, e mesmo em meio à desolação da Palestina, ainda é um cenário de extrema beleza, fertilidade e exuberância.
A região é coberta por videiras e plantações. As uvas de Escol ainda crescem em vales, e as chuvas e fontes de água estão trazendo algo de sua antiga plenitude. Não é de se espantar que Calebe colocou seu coração sobre essa porção da herança e clamou para si.
O incidente no capítulo 14 de Josué é um dos mais impressionantes no Livro de Josué. Calebe foi um dois espias fiéis que voltaram da terra para Cades-Barnéia [Nm 12], e, diferente dos seus irmãos, ele encorajou o povo a subir e tomar a sua herança. No entanto, eles se recusaram a isso, e por quarenta anos ele esperou até que a geração incrédula tivesse sido exterminada. Depois, por mais de quatro anos, Calebe permaneceu ombro a ombro com seus companheiros na conquista da terra e das diversas heranças, até que os últimos reis tenham sido subjugados e a terra foi então dividida por sortes. Então, ele se apresenta e requer sua própria herança e, com justiça, a recebe.
UMA HERANÇA ESPECIAL
Hebrom representa uma herança especial; algo mais do que os lotes comuns das outras tribos. O ato de Calebe expressou a santa ambição que é digna de nossa imitação.
Deus se agrada de nos ver clamar por tudo o que há para nós em Sua grande redenção. O Mestre não ficou aborrecido com Tiago e João quando eles desejaram mais que seus irmãos [Mt 20:20]. O profeta do velho testamento ficou aborrecido quando o rei de Israel demonstrou que estava disposto a receber tão pouco, e o reprovou quando ele não atirou cinco ou seis vezes com as flechas da fé sobre o chão [2 Rs 13:17-19].
Existe mais para cada um de nós que uma experiência Cristã ordinária. Existe muito mais além de ser salvo e santificado. Deus tem escolha de possessões para espíritos escolhidos, e Ele deixa que cada um decida por si mesmo o quanto deseja ter. Eles está sempre observando com ciúme amoroso para ver quão diligente nosso espírito é, e o quanto do chamamento celestial em Cristo Jesus nós ambicionamos.
O MELHOR DE DEUS
Hebrom representa não apenas uma herança superior, mas a mais alta delas. Era o lugar mais desejável em toda a terra. Calebe deseja aquele lugar porque era o melhor, e Anaque o tomou pela mesma razão. Deus tem para cada um de nós o bom, o muito bom e o excelente. A grande maioria está apaticamente satisfeita em ter o bom, uma minoria escolhe o muito bom, e um em uma miríade [10.000], ocasionalmente, busca o excelente. Bem verdadeiro é o dito: “O muito bom é o maior inimigo do excelente.” Se nós nos posicionamos um pouco acima da média, podemos descansar na auto complacência, e perder o mais alto chamado.
Calebe não receberia nada menor que o excelente de Deus, e efetivamente o recebeu. Deus deseja que não nos contentemos com nada além de Seu mais alto propósito, e “seguir em frente para o bom prazer de de Sua bondade” e “e a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”.
DIFÍCIL
Hebrom representa uma vitória muito difícil. Não era apenas a mais elevada, mas também a escolha mais difícil. É bem verdade que os mais elevados dons de Deus são os mais custosos. No âmbito natural, valor é expresso pela raridade e custo. Pérolas não nascem em árvores. Soberanos não caem como flocos de neve. Os louros da fama não estão presos em todos os galhos ao longo do caminho. Sucesso não é um acidente capcioso. Todas essas coisas são a recompensa do labor, sacrifício, renúncia, e muitas vezes, grande sofrimento. Portanto, as mais elevadas coisas espirituais são custosas, e envolvem um intenso labor e renúncia.
Satanás não disputa nosso caminho nas planícies das bênçãos medianas, mas quando ascendemos para as altitudes mais altas, encontramos seus principados e poderes disputando nosso avanço, e eles são mais difíceis no final. O diabo também é sagaz para não desperdiçar sua munição em coisas ordinárias, comuns. A razão para que Arba, o maior de todos os Ananquins, tivesse escolhido Hebrom era porque era o melhor lugar da Palestina. A causa das coisas melhores na sua vida custarem tão grandes tentações e pressões, é porque essas maravilhosas e inefáveis bênçãos estão atrás das defesas do seu inimigo, se você apenas ousar clamar por sua herança.
Se você vai alcançar as alturas da santidade, você terá, como Habacuque, que ter “pés como os da corça”, e “aprender a andar nos lugares altos”. Se você vai chegar aos tons mais delicados da experiência Cristã, você deve conhecer os toques pesados da mão do adversário. Se você vai se assentar com Cristo no Seu trono, você deve ir com Ele ao Getsêmani. Cristo não está te impedindo de chegar às regiões mais altas ao Seu lado, mas Ele está te perguntado, como Ele fez com Seus discípulos da antiguidade, “Você pode beber do cálice? Pode ser batizado no meu batismo?”
Calebe entendeu tudo isso quando ele pediu Hebrom, e a razão pela qual ele a desejava era porque “os Ananquins estavam lá, e grandes e fortes cidades” [Js 14:12]. Cristo está buscando homens e mulheres com esse tipo heróico, aqueles que vão suportar as coisas mais difíceis, e não terão medo do custo pelas coisas mais elevadas do Seu reino.
Uma vez em minha vida, quase fui tentado ao desencorajamento pelas tentações e pressões ao meu redor, e meus olhos pousaram sobre essa linha de um livro antigo: “A melhor evidência de que você está na vontade de Deus é o rugido do diabo”. Então eu agradeci ao diabo pelo seu rugido, e encontrei a razão pela qual ele estava ali com toda a força, porque havia um Hebrom logo em frente.
Continua amanhã...
Tradução própria do texto de A.B.Simpson, no capítulo 7 do livro "Christ in The Bible - Joshua"
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