segunda-feira, 18 de abril de 2016

Preparando-se para Encontrar o Noivo

Como alguém se prepara para o retorno de Cristo?

Todos os Cristãos um dia irão se encontrar com o Noivo, e consequentemente estarão diante de Cristo no Seu tribunal (cf.Mt 25:1). E se desejarmos ouvir “Muito bem, servo bom e fiel...”(Mt 25:19-23; Lc 19:15-19) do nosso amado Senhor, devemos nos preparar para aquele dia.

Durante o seu ministério, João Batista mencionou o Tribunal de Cristo e seu tratamento com os Cristãos. Fazendo isso, usou como exemplo uma eira no final de uma colheita:

“Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.” (Mt 3:11,12)

A eira era o lugar onde os feixes de grãos eram trazidos para ser debulhados, para separar o trigo do joio.  Os feixes de grãos eram trazidos a este lugar e espancados até soltar os grãos. A mistura de grãos, palha e joio era lançada contra o vento, quando o grão era separado da palha. Depois disso, o grão era armazenado na eira e guardado durante a noite por alguém que dormia no local.

Na eira, aquilo que tinha valor (o grão) era separado daquilo que não tinha valor (a palha), o que é exatamente o que vai ocorrer no tribunal de Cristo. As obras dos Cristãos serão provadas “pelo fogo”, e ocorrerá uma separação. As obras comparadas com “ouro, prata e pedras preciosas” vão suportar o fogo; mas as que são comparadas com “madeira, feno e palha” serão queimadas pelo fogo (1 Co 3:11-15).

Isso é o que João preanunciou quando fez referência à separação do trigo e da palha, com o trigo sendo guardado no celeiro e a palha sendo queimada.

O assunto – preparação, eventos na eira e o que se segue – é descrito de forma tipológica no Livro de Rute. Rute se preparou de uma forma tripla para se encontrar com Boaz na sua eira, no final da colheita. Rute se lavou, se ungiu, se vestiu adequadamente antes de encontrar Boaz (Rute 3:3). E encontrando Boaz dessa forma, na eira, tinha em vista duas coisas (vv.9):

  1. 1) A redenção de uma herança
  2. 2) Se tornar a esposa de Boaz

Esse encontro também ocorreu “à meia-noite” (v.8), prenunciando, tipologicamente, um tempo de julgamento 
(isso se nos ativermos à primeira menção de “meia-noite” na Escritura [usada em conexão com julgamento – Ex.11:4] e com o tipo como um todo à luz de Mt 3:11,12).

A preparação de Rute no tipo é a mesma preparação do Cristão no antitipo. Rute se preparou de uma certa maneira para se econtrar com Boaz na eira, à meia-noite, tendo em vista a redenção de uma herança e um casamento; e os Cristãos devem, da mesma forma, se preparar para se encontrar com Cristo na eira, à meia-noite, tendo em vista a redenção de uma herança e um casamento.

Continua amanhã...

Tradução do texto “Preparação para Encontrar com o Noivo” de Arlen L.Chitwood

Nenhum comentário:

Postar um comentário