terça-feira, 19 de abril de 2016

Preparando-se para Encontrar o Noivo II

“Banha-te”

“Se lavar” não tem a ver com a limpeza de uma contaminação presente. Considerando a abrangência do ministério dos sacerdotes no Velho Testamento, a completa lavagem do corpo ocorria somente na primeira vez em que iniciava seu ofício sacerdotal, na entrada do átrio do tabernáculo, não se repetindo mais (Ex.29:4; 40:12-15). Outras partes do corpo eram lavadas sucessivamente na bacia de bronze, no átrio do tabernáculo, à medida que os sacerdotes ministravam entre o altar de bronze e o Santo Lugar (Ex.30:19-21). Suas mãos e pés se tornavam sujos à medida que exerciam seu ministério, e a bacia de bronze tinha pias altas e baixas, possibilitando lavar essas partes sujas do corpo.

Lavar no Antigo Testamento era visto em dois sentidos – um lavar completo do corpo (feito de forma inicial e de uma única vez), seguido por lavagens de partes do corpo (diversas lavagens subsequentes). Eram esses dois tipos de “lavar” que Jesus se referia quando falava com Pedro em João 13:8,10:

“Se eu não te lavar [Gr.nipto, se referindo a parte do corpo – vide Septuaginta em Ex.30:19,21], não tens parte comigo [note comigo e não em mim].
Quem já se banhou [Gr.louo, se referindo ao corpo todo (a Septuaginta usa essa palavra em Ex.29:4; 40:12)] não necessita de lavar [nipto] senão os pés...”

Pedro já tinha sido lavado uma vez (descrito pela palavra louo [corpo todo]); e agora ele precisava de um contínuo lavar (descrito pela palavra nipto [partes do corpo]). E, sem esse contíuo lavar, ele não teria parte “com” Cristo (contextualmente, o reino e posições com Cristo ali estavam em vista).

Trazendo o ensino tipológico do Antigo Testamento e a afirmação de Cristo a Pedro para nossas vidas como Cristãos hoje, a questão seria essa:

Cristãos, parte do sacerdócio do Novo Testamento (1 Pd.2:5), receberam um lavar completo (louo, corpo todo) no momento que ingressaram no sacerdócio. Ou seja, no momento que foram salvos. Agora, como sacerdotes ministrando ao seu Senhor, devido à contaminação pelo contato com o mundo, precisam de um lavar parcial (nipto, partes do corpo). Sem esse contínuo lavar, os Cristãos não terão parte com Cristo no seu reino futuro.

Todo o lavar é realizado com base no sangue derramado, relacionado à obra passada e presente de Cristo. 
Cristo morreu no Calvário, derramando Seu sangue, assim Ele cumpriu a redenção. Os que se apropriam do sangue são lavados (louo) e entram no sacerdócio (correspondendo ao tipo paralelo da morte do cordeiro pascoal e a aplicação do sangue em Ex.12:1).

O sangue de Cristo está hoje no propiciatório do tabernáculo celestial, no Santo dos Santos, com Cristo ministrando na base de Seu sangue derramado em nosso favor. Assim, Ele realiza um lavar contínuo (nipto) dos “reis e sacerdotes” (Ap.1:6; 5:10) que Ele está gerando.

Desta forma, o Senhor já separou um povo limpo (louo), através do qual Ele está cumprindo Seus planos e propósitos. E assim Ele proveu os meios pelos quais Ele pode manter aqueles que Ele separou limpos (nipto).

Mas, o limpar por meio da obra do Sumo Sacertote Cristo não é algo que ocorre automaticamente. Rute teve que agir ativamente. Ela teve que se preparar para o encontro iminente com Boaz na sua eira. Da mesma maneira, Cristãos devem se preparar para o iminente encontro com Cristo na Sua eira.
Rute se lavou. Hoje, Cristo é quem nos lava. No entanto, os Cristãos, assim como Rute, devem agir. Somente quando “confessamos nossos pecados”, julgando a nós mesmos (1 Co 11:31,32), é que Cristo realiza a limpeza a nosso favor.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 Jo 1:9)

Continua amanhã...



Tradução do texto “Preparação para Encontrar com o Noivo” de Arlen L.Chitwood

Nenhum comentário:

Postar um comentário