sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O Dia do Senhor

“Ah! Que dia! Porque o Dia do SENHOR está perto e vem como assolação do Todo- Poderoso.” “Tocai a trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o Dia do SENHOR vem, já está próximo; dia de escuridade e densas trevas, dia de nuvens e negridão! Como a alva por sobre os montes, assim se difunde um povo grande e poderoso, qual desde o tempo antigo nunca houve, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração.”
Jl 1:15; 2:1-2

Verificamos que em Atos 2:17, que Pedro cita uma profecia de Joel na qual o Senhor diz: “nos últimos dias, diz o Senhor, derramarei do meu Espírito sobre toda a carne”. Consideremos esse assunto de Joel como pano de fundo: o dia de Jeová. Ainda que esse livro de Joel seja tão curto, ele menciona essa expressão – o dia de Jeová – mais do que qualquer profecia do Antigo Testamento. O dia de Jeová no livro de Joel é mencionado cinco vezes e fala de “um dia de juízo, um dia de escuridão, trevas, um dia difícil de suportar”.

Há um dia de juízo e de julgamento que está prestes a chegar e todo pecado será responsabilizado. Haverá juízo sobre as nações e esse é chamado o Dia do Senhor, o Dia de Jeová. De forma geral, a expressão “o Dia do Senhor” refere-se a esse juízo que há de vir.

A diferença do que Pedro pregou e o que Joel disse é: 
“E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos.” (At 2:17)

“E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões.” (Jl 2:28)

O que há de diferente? Pedro disse: “nos últimos dias”. Joel, por outro lado, diz: “depois disso”. Olhando detalhadamente para a profecia de Joel, percebemos que o Dia do Senhor não é apenas um dia. Na realidade é uma sequência de eventos. Vemos que esse derramamento do Espírito Santo está no meio dessa sequência de eventos. Joel diz: “depois dessas coisas”. É importante que entendamos, com respeito aos últimos dias, que haverá uma sequência de eventos. 

Na segunda epístola aos Tessalonicenses, Paulo tenta ensinar aos recém-convertidos a não se preocuparem com o Dia do Senhor. Isso porque aqueles cristãos estavam confusos com relação ao Dia do Senhor e à tal sequência de eventos (2 Ts 2:1-3).

É necessário que alguns eventos aconteçam antes que venha o Dia do Senhor. No livro de Apocalipse e Profetas, as sequências de eventos ali encontradas são explicadas até certo ponto. Estamos falando, no entanto, a respeito do dia de Pentecostes, e com respeito a ele, é interessante observar que Joel relaciona uma sequência de quatro eventos no Dia do Senhor. Alguns desses eventos são a preparação para o grande dia de julgamento. 

Lendo o livro de Joel vemos quatro estágios de acontecimentos. Na primeira etapa, Israel se encontra sobre o julgamento dos exércitos que viriam e os tomariam cativos. Joel vê tais exércitos como que gafanhotos vindo sobre Israel. Ele compara esses exércitos com gafanhotos vindo e tomando Israel cativo. O segundo estágio refere-se a um tempo em que, em Sua misericórdia, Deus irá reunir Israel novamente (Jl 2:18,19).

Nesse período de tempo Deus terá misericórdia de Israel e há de reuni-los e a razão está descrita no versículo 2:27. O versículo 28 diz que depois dessas coisas, Ele irá derramar do Seu Espírito Santo (Jl 2:27,28). 

Isso tudo evidentemente já aconteceu quando eles foram levados cativos para a Babilônia e para a Síria. Depois do exílio, o povo de Deus voltou, e Ele disse que seria misericordioso para com eles. Anos depois cumpriu-se a palavra “Eu derramarei do meu Espírito sobre toda a carne” no dia de Pentecostes. Finalmente, o quarto estágio se refere ao juízo final, o Dia do Senhor, no qual haverá sinais nos céus, pois o sol e a lua se escurecerão. Esse dia de Juízo ainda há de vir. 

Devemos, antes de mais nada, perceber que o Espírito Santo é a Testemunha do tempo do fim. O Espírito Santo tem tremendo poder para convencer uma pessoa. O Senhor Jesus disse: “Estou indo embora mas vou enviar o Espírito Santo e Ele há de convencer as pessoas do pecado, da justiça e do juízo”. O Espírito Santo é poderoso para isso. 

Extraído do livro “O Testemunho do Tempo do Fim” – Dana Congdom (publicado pela Editora Tesouro Aberto)


Nenhum comentário:

Postar um comentário