sábado, 7 de maio de 2016

Contemplando o Senhor

“Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” 
2 Co 3:18

O apóstolo diz nesse texto, “todos nós, com rosto desvendado, contemplando, por espelho…”. Os revisores tiveram alguma dificuldade aqui, assim como os tradutores da Versão Autorizada (em inglês), e eles não conseguiram chegar a um consenso em sua dificuldade. Eles não sabiam exatamente o que Paulo quer dizer, então colocaram de formas diferentes em suas traduções o que está no texto, e o que está na margem. Será que o apóstolo queria dizer que nós éramos um espelho? Que aquela imagem é lançada sobre nós como um espelho, e então retorna - será que é isso que o apóstolo quis dizer? Ou será que ele queria dizer que Cristo é o espelho, e estamos olhando para Ele, e Ele está refletindo a glória de Deus? Eu penso que é isso que ele quis dizer. Ele falou sobre a “glória de Deus na face de Jesus Cristo” - e eu penso que a palavra “face” realmente eqüivale  a “espelho”. Eu sei que não é a mesma palavra grega no original, mas é uma outra palavra com o sentido; está “na face de Jesus Cristo”. “E contemplando, como na Face de Jesus Cristo” - é o que o apóstolo está dizendo aqui. 

Portanto a palavra “contemplando” é muito forte; não é só dar uma olhada, mas “fixar o nosso olhar”. É isso que o Novo Testamento quer dizer por contemplando, contemplar. 

Todos, fixando nossos olhos em Cristo, na medida que Ele reflete na Sua própria Pessoa a glória de Deus, a satisfação de Deus, a intenção de Deus em perfeição. O ponto aqui é que eu e você devemos contemplar o Senhor Jesus no espírito, e estar ocupados com Ele. Devemos ter nosso Santo dos Santos para onde nos retiramos com Ele. Devemos ter um lugar secreto onde passamos tempo com Ele. Não me refiro a uma ocasião especial em algumas épocas, mas devemos buscar, a medida que nos movemos, sempre O MANTER DIANTE DE NÓS. Olhando para o Senhor Jesus, contemplando-O, devemos ser mudados na mesma imagem.  O Espírito Santo vai operar quando estivermos ocupados com isso. 

Você se torna semelhante aquilo pelo qual é obcecado, aquilo que te ocupa. Isso não é verdade? Você vê pessoas ocupadas com algumas coisas, e logo você vê o caráter mudando de acordo com a sua obsessão. Eles vão se tornando semelhantes àquilo que se torna sua obsessão; eles vão mudando, ficando diferentes. Algo os capturou, e eles não conseguem pensar em outra coisa, e isso vai mudando seu caráter. O apóstolo Paulo disse, “para mim o viver é Cristo - estar ocupado com Ele”. Apesar de não ser a palavra mais adequada, seria muito bom que Ele se tornasse a nossa “obsessão”, nossa contínua ocupação. Se permanecermos firmes com nosso olhar Nele, o Espírito nos transforma na mesma imagem.


Traduzido do livro “Men whose eyes have seen the King” - T.Austin-Spark (parte do capítulo 4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário