segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Fé em Deus, o segredo da coragem

"Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois, naquele dia, tu ouviste que os anaquins estão ali, grandes e fortes cidades há ali; porventura, o SENHOR será comigo, para os expelir, como o Senhor disse". (Js 14:12)

...Voltemos a palavra em Josué. Daquela primeira geração, apenas dois homens saíram do governo da alma – Josué e Calebe. Eles triunfaram sobre esse governo. Eles triunfaram primeiro, e o Senhor levou-os para fora, mas o fato de que foi o descanso da fé o segredo do seu triunfo é trazido tão lindamente à luz no décimo quarto capítulo de Josué. 

Eu acho que é claro. Calebe, um dos dois, vem a Josué. Ele é um homem velho agora, mas ainda vivendo pela fé na posição que ele tomou com o Senhor anos antes. Ele tomou aquela posição quando ele foi como um dos espias e a grande maioria trouxe um relatório ruim. Eles olharam para Deus através das circunstâncias; e esses dois homens olharam para as circunstâncias através de Deus, o que fez toda a diferença. 

Calebe tomou aquela posição de ver tudo através de Deus, e ele ainda está vivendo nessa posição; e agora, como um velho homem ele vem a Josué, e, enquanto todas as outras pessoas estão recebendo sua herança como possessões tranquilas, prósperas, e agradáveis “onde todas as perspectivas agradam”, Calebe diz -  "Me dê essa montanha onde estão os gigantes, e as cidades com grandes muros e fortificadas, me dê essa montanha!"

Oh, queridos amigos, há muito a ser dito sobre isso, mas eu vou abordar isso como um desafio para o meu coração e o seu. O que você está buscando? – uma herança tranquila, algo que vai automaticamente responder ao seu toque e te dar satisfação? Está você buscando a terra próspera? A fé que trouxe Josué e Calebe no descanso de coração antes deles chegarem ao descanso da terra foi esse tipo de fé – Me dê uma posição difícil! 

Aqui está uma situação cheia de dificuldades, cheia de oposições, cheia de adversidades; então me dê uma chance lá! Você vê o desafio. As dificuldades te horrorizam ou elas representam uma grande oportunidade para o Senhor? “Se o Senhor me falou que faria, Ele cumprirá”. 

Como estamos enfrentando as grandes dificuldades? – e existem dificuldades! Existem problemas! E essas montanhas parecem se empilhar uma na outra à medida que prosseguimos. Algumas vezes as situações parecem impossíveis, sem esperança. Talvez em nossas vidas por alguma razão em relação a nós mesmos ou fora de nós mesmos, ou pelo serviço para o qual somos chamados, o ministério, o testemunho que está colocado sobre nós, parece tão sem esperança, a montanha é impossível. O que dizer? Sim, Me dê essa montanha! Nada a não ser a verdadeira fé em Deus pode encarar as coisas assim e dizer, - Tudo bem, isso é difícil, não há dúvida quanto a isso, pela visão não há esperança, mas vamos levar essa situação adiante em nome do Senhor, pode ser que o Senhor...O SENHOR... – vendo a montanha através do Senhor, e não o Senhor através da montanha.

Acredito que é esse tipo de fé que precisamos, que traz ao descanso. A montanha – sim, é uma montanha de verdade, uma montanha física, uma montanha circunstancial. Naturalmente nós iríamos fazer a coisa certa, a sábia, de bom senso se disséssemos - Não, não vamos tocar nisso! Mas a fé diz, Eu não vou voltar minhas costas para essa montanha e fugir, me dê a montanha! Eu quero aquela fé, você quer ela. Não é apenas nossa coragem natural que vai fazer isso. Nós sabemos muito bem que nós não temos nada, em nós mesmos, e que deveríamos desistir. Mas o Senhor está nos desafiando, e Calebe vem e nos repreende. E no final de uma longa vida quando nós podemos pensar que agora é tempo para ele estar em um tranquilo jardim, e estar em algum lugar onde o trabalho fosse fácil e ele pudesse descansar – não, ele diz, me dê o monte onde tem gigantes, cidades fortificadas, me dê essa montanha! Sua escolha foi a dificuldade, porque era uma oportunidade para o Senhor.

Provavelmente nós podemos ser trazidos muito rápido a situações como a que estamos falando de maneira prática, mas vamos ser trabalhados pelo Senhor nisso. Vamos encarar com naturalidade as dificuldades, que derretem o nosso coração dentro de nós, mas oh, para estar num descanso de confiança e certeza eu nosso Deus e dizer -  Me dê essa montanha como uma oportunidade de provar o Senhor!



E Calebe obteve isso – foi Hebrom, e isso é outra história, uma longa história a de Hebrom. Eu levo você a pensar que Hebrom tem um maravilhoso lugar no propósito de Deus. Davi foi primeiramente coroado em Hebrom antes de ser coroado em Jerusalém. Hebrom significa ‘comunhão’. Existe uma grande herança em Hebrom. Hebrom é garantido ao homem e a mulher que tem o tipo de fé que diz, eu não estou tentando escapar de minha dificuldade e sair do caminho difícil, me deixe enfrentar com a força do Senhor e dar ao Senhor a oportunidade de mostrar que Ele pode fazer aquilo que é naturalmente impossível. Que o Senhor nos dê essa fé! 

Extraído do texto "Descanso e Coragem da Fé" - T.Austin-Sparks

Nenhum comentário:

Postar um comentário