segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Como Deus me Disciplina?

Quando o apóstolo escreveu aos Hebreus, ele citou as palavras em Provérbios. Começando com o versículo 7 de Hebreus 12:

“É para disciplina que perseverais”.

O Novo Testamento interpreta o Antigo Testamento. A interpretação aqui é extremamente importante, pois o apóstolo nos mostra que sofrimento e disciplina são uma mesma coisa. Perseveramos na disciplina de Deus.

Alguns podem perguntar o que é a disciplina de Deus. Os versículos 2 a 4 mencionam sobre o desprezar a vergonha, suportar o sofrimento da cruz e resistir ao pecado, enquanto os versículos 5 e 6 falam a respeito de disciplina e correção. Qual a ligação entre essas duas porções? O que é essa disciplina e essa correção? O que se quer dizer por vergonha, sofrimento e luta? Simplesmente lembre-se que o versículo 7 inclui os versículos 2 e 6 ao nos mostrar que aquilo em que perseveramos é a disciplina de Deus. Portanto, sofrer é disciplina de Deus, suportar vergonha é disciplina de Deus; resistir ao pecado é disciplina de Deus; resistir o pecado, ainda que não até o sangue, também é disciplina de Deus.

Toda situação pela qual Deus lhe fez passar, tudo o que Ele permitiu que você suportasse – isso é a Sua disciplina. Não fique imaginando que Sua disciplina é algo especial. Não, a disciplina de Deus está naquilo que você suporta a cada dia – uma palavra dura, uma face agressiva, uma língua ferina, uma interação desgastante, um acontecimento inesperado, vários tipos de desgraça, irresponsabilidade por parte dos membros da família – todas as muitas dores e dificuldades que você vivencia, grandes ou pequenas. Algumas vezes você tem que suportar doenças, privação, desgostos e dificuldades. Tudo isso é a disciplina de Deus; o que você suporta, segundo o apóstolo é a disciplina de Deus.

O problema, então, é o seguinte: Se alguém deixa de me cumprimentar, qual será a minha reação? Não é esse olhar a disciplina de Deus? Como devo tratar alguém que prejudica meu trabalho devido a sua péssima memória? Se essa péssima memória for a disciplina de Deus, como irei trata-lo?...Não pense que as diversas coisas que você encontra em seu ambiente são acidentais...se pudesse ver que todas essas coisas são disciplina de Deus, sua atitude definitivamente seria diferente....portanto, nunca devemos concluir que as coisas pelas quais estamos passando são insuportáveis. Também, não as consideremos acidentais. Devemos discernir corretamente: Essas coisas são, dia após dia, preparadas por Deus para nós.





Extraído do livro “Amai-vos Uns aos Outros” – Watchman Nee

Um comentário: