quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A Natureza da Disciplina

“Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hb.12:6) Essa é a citação de Provérbios 3:12. Isso nos mostra a razão de toda a correção.
         
Deus não trata com cada pessoa que há no mundo, mas somente corrige aqueles a quem ama. Ele nos corrige porque somos Seus amados e deseja fazer de nós vasos adequados. E por isso que Ele gasta tempo com Seus filhos para corrigi-los. A correção, portanto, é o preparo do amor. O amor prepara acontecimentos. O amor cuidadosamente mede aquilo que devemos encontrar. O amor planeja os detalhes do nosso ambiente. Denominamos isso disciplina porque sempre tem como objetivo o mais algo bem e propósito máximo da criação.

“E açoita a todo filho a quem recebe”. Aqueles que são corrigidos pelo Senhor são aqueles que certamente são aceitos por Deus. Se açoitado não é sinal de rejeição, mas ao contrário, é uma evidência da aprovação especial de Deus. Deus não trata com qualquer um; Ele simplesmente concentra Seu lidar naqueles a quem ama, aqueles que são aceitos como Seus filhos.

Como cristãos devemos estar prontos para receber a correção de Deus. Se você não for um filho de Deus, Ele permitirá que você prossiga em seu próprio caminho e viva descuidadamente. Mas uma vez que você aceita o Senhor Jesus como seu Salvador e nasce do alto, torna-se um Filho de Deus e portanto deverá estar pronto a receber disciplina. Um pai não procura açoitar os filhos de outros. Se o filho de seu vizinho é bom ou mau, não é da sua conta. Mas um bom pai verdadeiramente está atendo em educar seu próprio filho. Há certas questões com respeito às quais ele irá lidar de maneira estrita com seu filho; não são questões irrelevantes que podem ser ensinadas de maneira negligente. O próprio pai deve decidir em quais questões ele instruirá seu filho. Ele desejará que seu filho aprenda honestidade, diligência, perseverança e nobres ideais. O pai, por assim dizer, planeja o currículo da instrução para que possa fazer de seu filho o tipo de pessoa que ele deseja que seja. Da mesma maneira, do instante em que você foi salvo, Deus preparou um currículo para que você possa aprender a ser um participante de Sua natureza.


Extraído do livro “Amai-vos uns aos outros” Série Lições Básicas volume 6
Watchman Nee
Livro publicado pela Editora Tesouro Aberto



Nenhum comentário:

Postar um comentário