sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Comunhão e Edificação - III

Em seguida, você nota que a ênfase parece estar no material, porque Paulo disse: “Alguns podem edificar com ouro, prata ou pedras preciosas, e outros podem edificar com madeira, feno e palha”. Basicamente há dois tipos de edificação. Como você edifica? Com ouro, prata e pedras preciosas ou com madeira, feno e palha? Sabemos que nas Escrituras o ouro sempre representa a natureza de Deus, porque ele é o metal mais precioso, incorruptível, pesado, de valo, brilhante, duradouro. Por isso na Bíblia o ouro sempre representa algo de Deus. O mais santo de tudo é recoberto de ouro, ouro puro....

Nas Escrituras o ouro representa a natureza de Deus, e a prata, a redenção do nosso Senhor Jesus...as pedras preciosas falam da obra santa do Espírito Santo. Por que esses materiais precisam passar pela pressão, escuridão, pelo tempo, até que se tornem pedras preciosas. A obra do Espírito Santo foi secretamente operante em nossa vida para que as pedras preciosas pudessem ser produzidas.

Você também pode edificar com madeira, feno e palha. Nas Escrituras, a madeira sempre fala do homem (Veja Juízes 9)...Em 1 Pedro 1 é dito que toda a carne é como erva e é bela como uma flor. Assim você descobre que o feno representa a glória do homem, é passageira, é daninha. Você deve se lembrar como faraó mandou que os filhos de Israel fizessem tijolos de palha. A palha é a obra do homem. Em outras palavras, tudo que vem do homem, do seu ego natural. Não há obra da cruz nele. Por isso, tudo o que você apresenta é o seu ego, e porque madeira, feno e palha são baratos você não precisa pagar um grande preço. E então pode construir um imenso edifício com ele. Todos podem vê-lo.

Isso é uma teoria? Não, Paulo os ilustrou. Assim, no princípio do capítulo 3 ele diz como os coríntios, em sua comunhão, edificam aquele edifício. Ele disse: “Eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como carnais, como a bebês em Cristo”. Para melhor distinguir a palavra carnal, no grego sarkenos, gostaria de muda-la para natural. Ora, o bebê é muito natural. Um bebê atrai as pessoas, todos o consideram atraente, porque ele é muito natural. Ele não se restringe a nada, ele é o que é. Se ele quer chorar, chora, não importa quem esteja perto dele. Se ele está com fome, quer comer, é muito natural. Ora, quando somos bebês em Cristo, somos amáveis, mas naturais. E aqueles que são bebês em Cristo só podem tomar leite. O que é leite? É uma comida pré-digerida. Sua mãe precisa pré-digerir esta comida e então ela se torna lite para os bebês. Ou seja, você não pode exercitar suas faculdades espirituais para distinguir o bem ou o mal....as pessoas precisam digerir a Palavra de Deus, torna-la uma mensagem e então liberá-la como leite, para que você não precise digeri-la e não precise exercitar a si mesmo; isto é ser bebê...

...todos nós começamos como bebês, mas temos de crescer. Se você não crescer, então se torna da carne; não carnal, mas da carne, porque há um sentido moral por trás disso. E quando você é da carne, quais são os sintomas? Contendas, ciúmes, inveja, discussões, oposição, estes são os sintomas. E você age de acordo com o homem. Mesmo que você seja cristão, agirá de acordo com um homem do mundo.

E aqueles crentes de Corinto não cresceram. E porque não cresceram? Porque se recusaram a pagar o preço. Recusaram-se a aceitar a cruz de Cristo em sua vida. Eles queriam se manter como era, serem eles mesmos...o que está de errado nisso? Bebê em Cristo! Isso é madeira, feno e palha. Esta é a forma como você edifica.



Extraído do livro “Chamados á Comunhão de Seu Filho” – Stephen Kaung

Nenhum comentário:

Postar um comentário