segunda-feira, 9 de junho de 2014

A Parábola dos Talentos

“Mas a quem muito foi dado, muito lhe será exigido, e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.”
Lucas 12:48b

O homem nesta parábola ausentou-se e deu suas posses a três servos. Ele deu cinco para um, dois para outro e um para outro; e ele deu estes talentos conforme suas habilidades. Há uma diferença entre essas duas parábolas. A parábola das minas fala do dom da vida, a graça que é dada a nós, por isso igual (veja mais sobre a parábola das minas na publicação da semana passada). Mas nessa parábola os talentos são dados diferentemente, eles são dados de acordo com a habilidade deles. Deus nos criou todos diferentes. Não apenas nossas feições são diferente, não apenas nossos temperamentos são diferentes, mas mesmo nossas habilidades são diferentes....Deus conhece nossa habilidade e Ele nos dará apenas o talento correspondente a ela. O talento aqui representa o dom espiritual.

...Em 1 Coríntios 12 você descobre que há diferentes membros nos corpo, e o Espírito Santo dará dons a cada membro de acordo com Sua boa vontade. Então, com os Dons espirituais que recebemos, estamos habilitados a cumprir nossa responsabilidade no corpo de Cristo. A todos são dados dons. Ninguém pode dizer que não tem dom. Ele dá dons espirituais, e os dons espirituais são a manifestação do Espírito Santo.

Novamente, devemos negociar com o que nos é dado. Aquele com cinco ganhou mais cinco, ele o dobrou. Aquele com dois ganhou mais dois, ele o dobrou. Mas aquele com um o enterrou na terra. Por que? Novamente, é uma prova de amor. Ele não amou o mestre; ele apenas estava com medo d’Ele. Mas quando o mestre voltou, você descobre o que aconteceu.

Na parábola dos talentos as recompensas são as mesmas. Aquele que ganhou cinco ganhou mais cinco, e aquele com dois ganhou mais dois. Eles receberam a mesma recompensa...Mas o servo com um talento recebeu repreensão severa, disciplina. Com as minas, as recompensas são diferentes. Aquele que ganhou dez recebeu dez cidades, aquele que ganhou cinco recebeu cinco cidades. Em outras palavras, você pode ver que o aumento da graça é muito maior do que o aumento dos dons.

Os dons podem ser dobrados. Em 1 Coríntios 12 Paulo disse: “Há uma medida aqui”. A medida pode ser aumentada. No que diz respeito ao dom, há uma medida, mas essa medida pode ser aumentada, pode ser dobrada. Se você é fiel ao dom que Deus deu a você, mais dons serão dados.

Assim os dons podem ser dobrados, mas graças a Deus a graça pode ser aumentada dez vezes.


Porções extraídas do livreto “Responsabilidade Espiritual” de Stephen Kaung, publicado pela Editora Restauração em parceria com a CCC Edições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário